sábado, 15 de outubro de 2011

A COMUNICAÇÃO

A comunicação entre os seres humanos é uma coisa fantástica. Fico abismada com a capacidade que temos de interpretar as coisas do nosso jeito e quando percebemos o significado não era bem aquele ou pior ainda, as pessoas falam de uma maneira que tem várias interpretações e, claro, você sempre entende da maneira errada. Sábado é dia de fazer as unhas, cortar o cabelo, pintar e dar aquela repaginada no visual. Enquanto esperava a minha vez, a dona do salão me contou de uma promoção onde você fazia o alongamento das unhas por apenas R$30,00 ( tipo as unhas de acrigel mas duram apenas uma semana, pois não leva o acrigel). Ela já sabia que eu estava querendo colocar essas unhas e então acabei me interessando, pois pensei: legal, vou fazer as unhas e ainda sair daqui com elas compridas do jeito que gosto. Na hora de pagar veio a matemática: alongamento da unha + cutícula da mão + pés =  a X + um outro valor. Fiz a seguinte pergunta: " Se estou alongando as unhas, automaticamente também estou cutilando, certo? Errado. Cada serviço é cobrado separadamente e a bonita do salão não descriminou esses detalhes. Imediatamente coloquei a boca  no trombone porque me senti enganada. Acho que o profissional deve explicar detalhadamente como é feito o serviço porque se não você pensa que vai pagar uma coisa e na hora da dolorosa é outra totalmente diferente.  A explicação que a dona do salão me deu foi de que já se entende que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Para mim não é. Gosto de tudo explicadinho nos seu mínimos detalhes. O brasileiro tem a mania de fazer esses embustes e todo mundo fica de boca calada, engolindo o sapo. Esta semana comprei uma caixa de ovos e quando cheguei em casa me deparei com uma caixa de 10 ovos e não de uma dúzia. O detalhe é que o preço é o mesmo do de uma dúzia. E assim vamos sendo roubados disfarçadamente sem percebermos e quando abrimos os olhos já é tarde. E a comunicação?? É para todos mas o entendimento é para poucos. Quer ver outro exemplo? Uma vez viajando para Minas com um grupo de amigos, alguém pediu um ovomaltine. Não sei porque fiquei olhando o atendente fazer o pedido: pegou  o liquidificador e colocou um ovo e dois copos de martine e pensei comigo, quem era o louco que beberia aquilo aquela hora da  manhã. Qual não foi a minha surpresa quando ele entregou aquele coquetel molotof para o meu amigo e este pergunta assustado:" Mas o que é isto?? O atendente responde: " Ué, aquilo que o senhor pediu, ovo martine!!! A galera veio a baixo de tanto rir. Faz ideia da cara do meu amigo???  E assim seguimos na vida: hora nos entendendo muito, hora não entendendo nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário