segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

PERDAS E DANOS

Ao longo de nossas vidas temos várias perdas e algumas delas nos deixam um vazio imenso e irrecuperável. Na última quinta-feira morreu minha vozinha muito querida e amada, após viver entre nós durante cem anos. Foi uma longa vida, cheia de altos e baixos como a de todos nós e que deixou ensinamentos valiosos para aqueles que tiveram a oportunidade e felicidade de conviver com ela. Ela realmente não era a pessoa mais fácil de se lidar no mundo mas o humor azedo daquela pessoa  de um metro e meio sempre nos arrancava gargalhadas. Sei que quando as pessoas morrem temos a mania de esquecer seus defeitos e até inventar qualidades que não pertenciam a ela mas vou dizer com toda a sinceridade, acredito que depois de viver tantos anos nesta terra e passar por tantas coisas o humor de qualquer um acaba ou se transforma em algo sarcástico.
Ela deixou marcas profundas no meu ser me ensinando a amar os defeitos e a aceitar as pessoas como são e que elas não se modificam porque simplesmente queremos. As pessoas são o que são e a maior prova de amor que podemos dar a alguém é aceitá-lo sem impor condições ou propor mudanças para o nosso conforto. Aceitar o outro é muito difícil em qualquer circunstância, não importa se é velho,criança, cachorro ou papagaio. É difícil e ponto. Amar qualidades é muito fácil mas nos esquecemos que todos vem com uma caixa preta, a qual nem sempre estamos preparados para conhecer ou a outra pessoa, preparada para revelar. Todos temos aquele lado que não gostamos e que não queremos que ninguém descubra e que quando descobrem quase sempre nos abandonam.
Sei que o céu recebeu mais uma estrelinha e meu coração está triste por ela ter ido mas alegre por saber que agora seu sofrimento de estar por aqui nesta terra tão cruel, acabou. Você vai deixar muitas saudades Vovó, mas nunca vou te esquecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário