domingo, 31 de julho de 2011

MEU NOME É VITÓRIA

Pelé, primeiro da direita
Durante toda a minha vida estive ligada a crianças de uma forma ou de outra. Durante algum tempo tive a sorte de fazer parte de uma escolinha de futebol na Praia do Flamengo, como preparadora física, que se chamava GERAÇÃO 2000. Hoje posso afirmar que foram os anos mais felizes de minha vida. Por lá conheci muita gente, fiz muitos amigos e me apaixonei por todas aquelas crianças. Estou aqui para contar a história de uma em especial: Pelé.
Pelé era um menino de rua que dormia exatamente onde nosso campo se formava todos os fins de semana e por conta disso passou a nos ajudar a montar o campo. Como recompensa fazia as aulas conosco como um aluno qualquer com direito a uniforme e tudo. Lembro que ele sempre foi diferente, tinha um brilho que poucos possuíam nesta idade e principalmente na condição que se encontrava. Ele era sempre muito educado, prestativo e principalmente alegre, sentimento que me chamava atenção já que tudo em sua vida o levaria para ser o extremo oposto. Passamos a nos afeiçoar a Pelé e ajudá-lo da maneira que podíamos, doando-lhe roupas, comida e tentando fazer com que sua vida fosse um pouco melhor dentro do possível. Sua bondade era visível e sua vida começou a melhorar. Claro que não foi da noite para o dia,pois a vida lhe pregava muitas peças mas como menino guerreiro que era, superava todas as provas. Ele cresceu, conseguiu uma casa que o acolheu e que podia chamar de lar, estudou, conseguiu emprego e se acertou na vida. Ainda menino, virou pai mas nem por isso deixou de ser responsável e mais uma vez mostrava a sua luz assumindo a paternidade da criança e, até onde eu saiba, foi um ótimo pai. Várias vezes o encontrava na Cidade fazendo um trabalho ou outro para a prefeitura e então eu pensava com orgulho, que aquele garoto tinha vencido na vida. Vencido no sentido de sair das ruas, de não ter se drogado, prostituído e de ter acreditado que conseguiria. Ele conseguiu. Para mim o nome dele é Vitória porque ele chegou onde muitos não acreditaram que chegariam ou que seriam capazes.
Hoje tive a triste notícia que esta estrela se apagou do meio de nós e chorei. Chorei muito porque eu realmente gostava e admirava sua pessoa e sua vida. Chorei porque um vazio dentro de mim se abriu, como a perda de um filho amado. Sim, isso, um filho amado. Pelé, sei que você, com certeza, está com Deus e Ele apenas te emprestou para que nós aprendêssemos o valor da luta e o sabor da vitória. Te deixou aqui para vermos que apesar de todas agruras da vida, é possível se trilhar um caminho para o bem e resistir ao mal a qualquer custo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário