Tenho enxaqueca desde que me conheço por gente e ela alterna períodos onde acontece diáriamente e outros onde aparece esporádicamente. Bom, nas últimas 3 semanas ela não deu as caras com muita frequência mas acho que hoje ela veio para compensar todos os dias de ausência.
Fiz uma pesquisa rápida sobre esse mal que atinge 90% das mulheres no mundo.
A enxaqueca é um desequilíbrio químico no cérebro, envolvendo hormônios e substâncias denominadas peptídeos. Esse desequilíbrio resulta de uma série de outros desequilíbrios neuroquímicos e hormonais, decorrentes do estilo de vida e hábitos do portador da doença enxaqueca, e também de uma predisposição genética. O resultado é uma série de sintomas, que podem ir muito além da dor de cabeça. Por sinal, existem casos de crises de enxaqueca sem, ou com muito pouca dor de cabeça. Geralmente porém, a dor de cabeça é o sintoma mais dramático da enxaqueca e sua intensidade, apesar de variável, na maioria dos casos é moderada a severa.
A dor de cabeça da enxaqueca pode ser latejante (pulsátil), em peso, ou uma sensação de "pressão para fora", como se a cabeça fosse explodir.
A localização da dor de cabeça da enxaqueca pode variar de crise para crise; raramente dói sempre no mesmo lugar. A dor da enxaqueca pode ocorrer em qualquer lugar da cabeça, inclusive na região dos dentes, dos seios da face e da nuca, dando origem à confusão com problemas dentários, de sinusite e de coluna.
Os demais sintomas da enxaqueca compreendem náuseas (enjôo), vômitos, aversão à claridade, ao barulho, aos cheiros, hipersensibilidade do couro cabeludo, visão embaçada, irritabilidade, flutuações do humor, ansiedade, depressão (mesmo fora das crises) e lacrimejamento. Um indivíduo não precisa apresentar todos estes sintomas para ter enxaqueca. Normalmente apresenta alguns deles, em graus variados.
A duração de uma crise de enxaqueca é, tipicamente, de 3 horas a 3 dias, seguida de um período variável sem nenhuma dor de cabeça.
A crise de enxaqueca pode ser precedida por uma alteração do humor (euforia em alguns casos, depressão e irritabilidade em outros) e do apetite (vontade de comer doces, ou então perda de apetite), visão embaçada, visão dupla, escurecimento da visão (cegueira parcial) de um ou ambos os olhos, e sensação de estar vendo pontos brilhantes, como se fossem vaga-lumes.
Entre outros sintomas da enxaqueca, estão incluidos diminuição da força muscular de um lado do corpo, formigamentos, tonturas, diarreia, podendo também ocorrer as manifestações visuais já descritas.
A frequência da dor de cabeça da enxaqueca é muito variável, podendo ser desde uma vez na vida, até todos os dias, e até várias vezes ao dia, no caso da cefaléia-em-salvas.
A cefaléia-em-salvas é uma variante rara da enxaqueca, que acomete muito mais os homens.
A dor de cabeça da enxaqueca pode ser muito forte, a ponto de impedir o indivíduo de exercer qualque atividade, obrigando-o a ficar deitado, num quarto escuro, em silêncio, durante horas ou dias. O paciente torna-se muito irritável, preferindo ser deixado sozinho.
Boa parte das crises de enxaqueca terminam com o sono, ou então quando a pessoa vomita (principalmente as crianças). Ao fim de uma crise de enxaqueca, o paciente sente-se como que de ressaca, podendo apresentar, por mais de um dia, tolerância limitada para atividade física e mental.
Pois é, em vista desta crise meu dia foi péssimo, com mal estar o tempo todo. Detesto ficar assim. Bom, nem por isso deixei de seguir a dieta, mesmo que em determinado momento eu tenha tido uma vontade ENORME de comer um docinho mas a dor suplantou qualquer vontade e a vontade passou logo.
O que comi hoje??
Ao acordar: um copo de 500 ml de suco de uva ( já falei que este suco tem antioxidantes? )
Café da manhã: 2 bananas com granhola e aveia.
Almoço: 4 Almondegas com legumes
Lanche da tarde: um copo de 300 ml de yogurte
Jantar: uma fatia de queijo branco e 200 ml de yogurte com aveia
Agora à tarde fui fazer a endermo e voltei um pouco dolorida mas feliz. Hoje foi a quarta aplicação e por enquanto ainda não estou visulizando nenhum resultado mas tenho fé que vai dar certo.
Já tem quase um mês que estou nesta luta e não vejo a hora de chegar ao objetivo. Tudo bem!! Como mulher tenho o direito de ficar um pouco ansiosa!! rsss
Se você também está fazendo dieta, não deixe de fazer um diário para acompanhar o que está comendo. Não parece mas tem me ajudado muito mesmo.
Beijo e até amanhã!!!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário