Adoro trabalho voluntário. Há muitos anos me dedico a este desprendimento do meu próprio ser em prol do próximo e não tem preço fazer isso.
Ser voluntário é se sentir necessário quando ninguém pede para ajudar e a sua ajuda é mais que necessária. Ser voluntário é ter tanto amor para dar que é preciso ampliar seus horizontes e fazer não apenas por quem está próximo mas também por quem está distante. Entendo que o dinheiro é a mola do mundo e que sem ele não podemos fazer absolutamente nada mas não há dinheiro no mundo que te dê o prazer de fazer pelo outro pelo simples motivo de não se contentar em ficar parado olhando. A nossa sociedade está em um estado lastimável e os mais abastados fecham os olhos para não ver o que está acontecendo. A pobreza não está acabando, a violência doméstica não está diminuindo, o abuso de crianças não é fantasia e as pessoas insistem em fingir que nada acontece. Como podemos ficar inertes a tanta injustiça? A tanta maldade e impunidade? Como podemos não querer que o nosso país melhore? Pensamos apenas nas nossas coisas imediatas e os outros que se danem. Farinha pouca? Meu pirão primeiro. Queremos mudar de carro todo ano e ter a casa mais bonita entre nossos amigos mas aquele coitado que está morrendo de frio na rua não é problema nosso. Não nos interessa porque não o conhecemos e por conta disso ele que se vire em seu mundo imundo e louco. Como podemos nos colocar em uma bolha e não deixar que a realidade nos toque? Como podemos criar um mundo paralelo e fazer questão de ignorar tudo que acontece? É mais fácil. A realidade dói, é suja, nos envergonha e dá medo. É muito mais fácil criar uma outra vida e esquecer tudo aquilo que não é colorido ou que não está no meu Ipad. Tanta tecnologia e não conseguimos acabar com as misérias do mundo. Não conseguimos erradicar a fome, a sede, o analfabetismo, a insegurança, a falta de saúde e a morte por nada.
Ser voluntário é tentar fazer algo por coisas que consideramos perdidas, é ter esperança mesmo quando tudo nos leva para o lado mais negro da vida. É ser luz para quem só vê trevas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário